Literatura Expo’98

Antes, durante e após a Expo’98, houve uma assinalável atividade editorial, de guias de viagem a livros temáticos sobre os oceanos. No essencial, foi privilegiada a divulgação da Exposição e de iniciativas associadas à mesma, e publicações cujos conteúdos estavam relacionados com a cidade anfitriã, Lisboa, as exposições universais e a arquitetura. De destacar os livros diretamente relacionados com a Expo’98, como o Guia Oficial da Exposição (40.000 exemplares em português, e 15.000 exemplares em cada uma das versões inglesa, espanhola e francesa), três volumes de um Guia de Espetáculos e os Catálogos Oficiais dos Pavilhões (cinco publicações, uma para cada pavilhão temático). Aqui ficam alguns exemplos deste extenso espólio editorial:

As Exposições Internacionais do Século XX e o BIE

Exposição Mundial de Lisboa – Arquitetura

Monografia de grande formato, luxuosamente encadernada e ilustrada com desenhos e fotografias da Exposição Mundial de Lisboa de 1998. Foi considerado o melhor livro sobre a arquitetura da Expo´98 e é hoje o único testemunho dos traços arquitetónicos do evento.

Autores: Luiz Trigueiros, Claudio Sat, Cristina Oliveira, António Mega Ferreira, Francesco Indocina, Jorge Gaspar, Luís Bruno Soares, Luís Vassalo Rosa, Michel Toussaint e Victor Matias. Fotografia de Rui Morais.

Ano de edição: 1998

Edição bilingue: Português/Castelhano e Português/Inglês

Editor: Editoria Blau e Parque EXPO’98

Pavilhão da Utopia

Pavilhão da Utopia

Livro-catálogo fortemente ilustrado, evocativo dos espetáculos que durante os 132 dias da exposição habitaram o recinto do Pavilhão da Utopia. Neste espaço aberto à imaginação eram recriados os medos, os sonhos, os mitos e as lendas que, ao longo da História, povoaram o imaginário do ser humano e se foram associando aos oceanos.

Autores: Carmen Bueno, Regino Cruz, Wanda Caio, ROZON, François Confino, Philippe Genty, Fabrizio Sabelli, Eduardo Prado Coelho, Mia Couto, Clara Pinto Correia, Eduardo Lourenço, António Tabucchi, Gilles Lapouge, David Toop, Adelaide Batista.

Coleção: Catálogos dos Pavilhões Temáticos

Ano de edição: 1998

Idioma: Disponível em Português, Francês (“Pavillon de L’Utopie”) e Espanhol (“Pabellón de La Utopia”)

Editor: Parque EXPO’98

Pavilhão do Conhecimento dos Mares

Pavilhão do Conhecimento dos Mares

Catálogo através do qual se recorda a missão do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’ 98, que propunha mostrar o processo de conhecimento, descoberta e progressiva apropriação do Oceano por parte do Homem ao longo da História.

Autores: João Luís Carrilho da Graça, Nuno e José Mateus, Mário Pereira, Adelino Cardoso, Rita Costa Gomes, Frédéric Mauro, Francisco Contente Domingues, Alfredo Pinheiro Marques, A. Estácio dos Reis, R. Sousa Machado, A.H. de Oliveira Marques, João Cúcio Frada, Cláudio Torres, K.N. Chauduri, Jaap Bruijn, Isabel Cluny e José Saldanha, Laura e João Neves, Jean-Yves Blot, José Luís de Matos, Paulo Oliveira Ramos, Joaquim Romero Magalhães.

Coleção: Catálogos dos Pavilhões Temáticos

Ano de edição: 1998

Idioma: Disponível em Português (“Catálogo do Pavilhão do Conhecimento dos Mares”), Francês (“Pavillon de La Conaissance des Mers”) e Espanhol (“Pabellón del Conocimiento de los Mares”)

Editor: Parque EXPO’98

Pavilhão do Futuro

Pavilhão do Futuro

“O Pavilhão do Futuro encerra o discurso temático da Exposição Mundial de Lisboa de 1998, defendendo a importância dos oceanos como património fundamental da Humanidade.” F. Fatela, P. Casleiro e P. Marques in Pavilhão do Futuro.

Autores: Paula Santos, Rui Ramos e Miguel Guedes, Pedro Ravara e Nuno Vidigal, Daniel Jouvance-Rocher, Francisco Fatela, Pedro Casaleiro e Paulo Sobral Marques, A.M. Galopim de Carvalho, Ricardo Serrão Santos, EUREKA, COI, Isabel Ambar, Maria José Rosado Costa, F. Veloso Gomes, João Alveirinho Dias, Fátima Abrantes, António de Frias Martins.

Coleção: Catálogos dos Pavilhões Temáticos

Ano de edição: 1998

Idioma: disponível apenas nas versões francesa (“Pavillon du Future”) e espanhola (“Pabellón del Futuro”).

Editor: Parque EXPO’98

Pavilhão dos Oceanos

Pavilhão dos Oceanos

O Pavilhão dos Oceanos foi das principais referências da Expo’98. Este livro-catálogo faz uma viagem pelo espaço e arquitetura do Oceanário concebido pelo arquiteto norte-americano Peter Chermayeff, mostrando como a arte pode comunicar a ciência. Também nestas páginas os oceanos são fonte de inspiração e de conhecimento.

Autores: Peter Chermayeff, David Manwarren, Lauren Dewey Platt, Pedro Salgado, Francisca Menezes Ferreira, João Soares, Sphia de Mello Breyner, António Mega Ferreira, Sylvia Earle, Ricardo Serrão Santos, Humberto Rosa, Francisco Andrade, José-Augusto França, António Vitorino d’ Almeida, João Paulo Cotrim.

Coleção: Catálogos dos Pavilhões Temáticos

Ano de edição: 1998

Idioma: disponível nas versões portuguesa (“Pavilhão dos Oceanos”), francesa (“Pavillon des Oceans”) e espanhola (“Pabellón de los Oceanos”)

Edição: Parque EXPO’98

Guia Oficial Expo98

GUIA OFICIAL da EXPO’98

“O número de países e de organizações internacionais nesta última Exposição Mundial do século fazem dela, de forma destacada, a mais participativa de todas as exposições, o que é para nós motivo de particular satisfação”. José de Melo Torres Campos in Guia Oficial.

Autor: Comissariado da Exposição Mundial de Lisboa de 1998

Ano de edição: 1998

Idiomas: Disponível em quatro versões/línguas: Português, Inglês, Francês e Espanhol

Edição: Parque EXPO’98

Documentos para a História da Expo98

Documentos para a história da Expo ’98

“Este livro reúne os mais relevantes documentos de candidatura e preparação da EXPO’98. Constitui um dossier muito útil, que é uma memória e uma garantia. A memória do que foi feito, e, por ter sido bem feito, merece ser recordado como exemplo e ensinamento.” Jorge Sampaio in Documentos para a história da Expo ’98

Coordenação de edição: Margarida Sobral Cid e Dulce Reis

Editor: Parque Expo 98 SA

Ano de edição: 1999

Idioma: Português

Páginas: 330

Pavilhão Atlântico.2

Pavilhão Atlântico, Regino Cruz e Skidmore, Owings & Merril

A história da construção do Pavilhão da Utopia, posteriormente denominado de Pavilhão Atlântico e atual Meo Arena contada pelos desenhos e palavras dos seus autores: Regino Cruz e Nicholas Jacobs da Skidmore, Owings & Merril.

“O edifício pretende proporcionar leituras diferentes. Não há uma ideia fixa central que obriga a um determinado entendimento. O Pavilhão Atlântico pode ser o que se quiser: caravela virada ao contrário, bola de rugby, escaravelho…(…).”
Regino Cruz in Pavilhão Atlântico

Autor: Regino Cruz e Nicholas Jacobs

Ano de edição: 2000

Idioma: Português

Caminho do Oriente

Caminho do Oriente

“Tornava-se vital devolver aos lisboetas o uso e fruição de uma vasta área que as alterações entretanto observadas no tecido industrial tinham transformado num amontoado caótico votado ao abandono, cuja regeneração era inviável sem o enquadramento de um projeto global.” A. Mega Ferreira in Caminho do Oriente

Autor/Editor:  Comissariado da Exposição Mundial de Lisboa de 1998

Ano de edição: 1998

Idioma: Edição bilingue (Português / Inglês)

Editora: Livros Horizonte

As Exposições Internacionais do Século XX e o BIE

As Exposições Internacionais do Séc. XX e o BIE

“O profundo conhecimento da história das exposições manifestado pelo autor (…) aliado à sua sólida experiência e ao seu conhecimento dos problemas relacionados com a organização destes acontecimentos, conferem à sua obra um valor inestimável.”
Ole Philipson in As Exposições Internacionais do Séc. XX e o BIE.

Autor: Marcel Galopin

Ano de edição: 1997

Idioma: Português

À Prova de Água

Waterproof (À Prova de Água)

Livro-catálogo da exposição internacional de fotografia “À Prova de Água” que decorreu no CCB durante os 100 dias da Expo’98, retratando a água (e o planeta) nas suas mais diversas formas. Comissariada por Jorge Calado, esta mostra de grande valor histórico, artístico e pedagógico, reuniu obras dos mais importantes nomes da fotografia mundial (Ansel Adams, Nobuyoshi Araki, Diane Arbus, Eugene Atget, Bill Brandt, Brassai, Cartier-Bresson, entre outros), reproduzidas neste livro, também ele uma homenagem à fotografia.

Autor: Jorge Calado

Ano de edição: 1998

Idioma: Inglês

Páginas: 567

D. Carlos de Bragança - A Paixão do Mar

D. Carlos de Bragança – A Paixão do Mar

Retrata, em 71 fotografias a cores e 94 fotografias a preto e branco, a paixão do penúltimo rei de Portugal pela oceanografia. Reconhecidos internacionalmente, os trabalhos e pesquisas científicas de D. Carlos de Bragança são, ainda hoje, referência obrigatória nas bibliografias da especialidade.

Autores: José de Sarmento Matos, José-Augusto França, Rui Ramos, Luiz

Saldanha, Seabra de Melo e Silva Ribeiro

Ano de edição: 1996

Idioma: Português

Edição: Parque EXPO’ 98 e Fundação da Casa de Bragança

FacebookTwitterGoogle+PinterestLinkedInEmail